Dicas de Limpeza

COMO CLAREAR ROUPAS
DICA 1
Ingredientes :
 4 litros de água,
 1/2 kg de sabão em pó,
 1kg de bórax ou ácido bórico (compra-se em farmácias).
Leve a água ao fogo. Quando estiver quente, junte o sabão em pó e mexa até dissolver.
Acrescente o ácido bórico ou bórax, mexa também até misturar tudo ( Não há necessidade de ferver a água ).
Espere esfriar, distribua em garrafas com tampa e guarde.
Quantidade para uso: para o tanque - 1 xícara (chá) bem cheia, para a máquina de lavar - 3/4 de xícara (chá)

DICA 2
Para branquear roupas, toalhas e panos. Coloque 50ml de hipoclorito de sódio em cada 20 litros de água.
Deixe a roupa de molho nessa solução por 30 minutos.
Então, inicie a lavagem no tanque ou máquina.


CINCO DICAS RÁPIDAS PARA O DIA A DIA



Como tirar mancha de feijão do fundo da panela:
É só colocar um pouco de vinagre e deixar de molho alguns minutos.

Como deixar as janelas brilhando:
Usar cera de automóvel, os vidros ficam brilhando e ainda quando chove as gotas de água escorregam no vidro sem ficar aquelas horríveis manchas de chuva.

Como tirar chiclete da roupa:
Passe o gelo sobre a mancha, quando estiver dura esfregue até quebrar e tirar todos os resíduos do chiclete.

Como assar o bolo sem grudar na forma:
Depois de passar óleo ou margarina na forma, coloque guardanapos de papel abertos na forma e coloque a massa do bolo para assar, quando assar, vire a forma e retire o papel antes de esfriar, além de não grudar na forma sai toda a casca escura com o papel.

Como remover manchas de suor:
Coloque a roupa de molho em água morna com vinagre branco por algumas horas e depois lave normalmente.



SAL, O ALIADO DA LIMPEZA
Pias: faça uma pasta de aguarrás com sal para restaurar fixações esmaltadas brancas que amarelaram. Use em pias, banheiras ou vasos sanitários. Aplique, deixe descansar por 15 minutos e, em seguida, passe uma esponja úmida.
Gordura: remova manchas de gordura de um tapete com uma mistura de uma parte de sal para quatro partes de álcool. Esfregue bastante, indo na mesma direção da felpa do carpete e, em seguida, enxágüe com água.

Vinho tinto: retire imediatamente toda a umidade
do vinho derramado e pulverize a área com sal. Deixe a mancha descansar por 15 minutos. O sal deverá absorver qualquer vinho remanescente no tapete (tornando-se rosa, como resultado) Em seguida limpe toda a área com a mistura de uma xícara de vinagre e uma xícara de água.

Revitalize sua mobília: a mobília pode durar mais quando você consertá-la, especialmente quando o sal é utilizado.

Vime: evite que a mobília de vime branco amarele, escovando-a com uma escova dura, umedecida com água salgada. Escove e deixe
secar no sol.

Madeira: quando um prato quente ou água tiver estragado a superfície de uma mesa de madeira, tire a mancha com uma pasta fina de óleo de cozinha e sal. Limpe com
a
pasta e esfregue levemente com um tecido macio.

Estanho: o estanho deve ser limpo delicadamente, pois é um metal delicado, que pode ser facilmente danificado. Adicione farinha à mistura de uma colher de sopa de sal e uma xícara de vinagre, até que se torne uma pasta lisa. Aplique a pasta à peça de estanho. Deixe secar por meia hora e enxágüe com água quente. Passe um pano macio seco, tendo o cuidado de remover
o
resíduo da pasta de todas as ranhuras ou áreas escondidas.

Metal: para limpar superfícies brilhantes de cobre ou latão, faça uma pasta com partes iguais de sal, farinha e vinagre. Esfregue com um tecido macio e deixe descansar por uma hora. Depois, esfregue com um pano macio e limpo.

Gesso: misture duas colheres de sopa de sal e duas colheres de sopa de amido de milho e adicione água suficiente (cerca de cinco colheres de sopa) para fazer uma pasta grossa. Use a pasta para preencher um pequeno orifício de prego ou outro orifício em gesso. Deixe a pasta secar, lixe levemente e pinte.

Velas: impeça que velas novas pinguem, mergulhando-as primeiro em uma solução forte de 1/2 xícara de água e 1/2 xícara de sal durante várias horas. Deixe as velas secarem e queime-as normalmente.

Lareiras: jogar um pouco de sal na lareira ajudará a soltar a fuligem dentro da chaminé. Também cria uma chama alegre de amarelo brilhante.

Ferrugem: misture sal e creme de tártaro e umedeça com água suficiente para criar uma pasta. Aplique a uma mancha de ferrugem em uma mobília externa de metal. Deixe descansar no sol até secar. Repita o processo, se necessário.




CHEIRO DE CEBOLA NAS MÃOS
A primeira dica é deixar a mão sob água corrente por alguns segundos, sem esfrega-las. Em instantes o cheio irá sair das mãos.
A segunda dica é a fricção das mãos com algum talher em inox (colher, faca, garfo, torneira da pia, entre outros), o atrito irá remover o odor. Não esqueça também de passar entre os dedos, abaixo das unhas, o cheiro sai em instantes. Existe também a venda nos mercados um sabonete em inox, ele não tem nada de especial, e serve apenas para passar nas mãos para retirar o mau cheiro.
A terceira dica é molhar as mãos e esfregá-las com sal por cerca de dois minutos.
A quarta e última dica é esfregar limão nas mãos, e depois lavar muito bem, para não queimar quando ir no sol.



MADEIRA

Envernizados, Laqueados, Tingidos, Revestimentos Melamínicos
Retirar o pó com flanela seca, e/ou pano limpo, macio, levemente umedecido.
Aplicar lustra móveis comum, exceto no acabamento laqueado branco, pois pode manchar.
Não empregar produtos químicos ou abrasivos que possam danificar o produto.
Para produtos com revestimento melamínico, limpar com pano umedecido, com sabão neutro ou outros produtos de limpeza que não sejam abrasivos.
Vasos em madeira devem receber a cada 06 meses uma proteção com óleo de linhaça.
Madeira com pintura texturizada ou com melamina (fórmica), utilize para limpeza diária um pano macio umedecido com água. Caso seja necessária uma limpeza mais pesada, utilize o pano macio umedecido com água e sabão neutro.
Obs.: Não utilize nenhum tipo de solvente ou lustra móveis.
Madeira com verniz poliuretano: para limpeza diária, utilize pano macio umedecido com água.
Obs: não utilize solventes ou lustra-móveis.
Água Oxigenada - Para limpar mármore e eliminar manchas de tinta da madeira .
Dependendo do tipo de madeira, pode-se utilizar p/ limpeza interna de móveis a essência de terebintina.




FOGÃO

Você pode usar água morna e bicarbonato de sódio para limpar o fogão.
1- Use somente esponja ou pano fino com água e sabão neutro, enxaguando logo após com pano seco e macio;
2 - Não use ácidos, abrasivos, produtos tóxicos, bombril ou palha de aço;
3 - Não jogue água enquanto o fogão ainda estiver quente, mudanças bruscas de temperatura são prejudiciais, podendo até rachar o esmalte;
4 - Nunca jogue água nos queimadores, isto provoca o aparecimento de ferrugem. Limpe com esponja ou pano fino com água e sabão neutro, enxugando com pano macio logo após;
5 - Verifique se os furos dos queimadores não estão entupidos. Use um palito de madeira ou nylon.





ESPELHOS

Limpe com um pano macio umedecido com àlcool etilico ou limpa vidros.
Para retirar a mancha embaçada que o álcool deixa utilize uma flanela seca ou então papel higiênico.
Obs: na parte posterior (atrás) dos espelhos não deve ser feita nenhuma espécie de limpeza.
Para manter os espelhos limpos e sem embaçar, esfregue um pouco de sabão ou creme de barbear pela superfície e retire o excesso com um pano úmido, o efeito pode durar uma semana.
Para melhorar os espelhos amarelados, sem brilho e com manchas:
Quando os espelhos estiverem muito embaçados, passe um pedaço de jornal bem amassado embebido em álcool. Depois, termine a limpeza com outro jornal bem seco.
Para retirar as manchas de tinta, use um pedaço de pano seco e depois, um pouco de vinagre aquecido.
Não deixe qualquer tipo de espelho exposto ao sol. A luz e o calor irão estraga-lo, tornando turvo e escuro, além de manchas irremovíveis.
Para melhorar o reflexo do espelho, passe na parte da frente, vinagre misturado com água, em partes iguais, enxugando logo após com uma flanela.
Para limpar janelas e espelhos, use 3 colheres de vinagre diluídas em 11 litros de água quente.
Se o vidro estiver muito sujo, primeiro limpe com água e sabão.
Para secar, utilize um pano de algodão ou jornais velhos.
Uma boa prática de manutenção e limpeza é fundamental para prolongar a vida útil do espelho. Procedimentos incorretos podem comprometer o revestimento de proteção e ocasionar o aparecimento de manchas decorrentes da oxidação, contribuindo para a rápida deterioração do espelho.
As práticas recomendadas para a manutenção e limpeza do espelho Mirage são:
Limpe o espelho com água morna, aplicada com um pano. É o procedimento mais simples e seguro, mas tenha cuidado para não deixar que as bordas do espelho permaneçam úmidas após a conclusão da limpeza.
Nunca use produtos ácidos ou alcalinos para a limpeza do espelho após sua instalação. Esses produtos podem atacar e comprometer a superfície, as bordas e até o revestimento posterior do espelho. Nunca use produto de limpeza abrasivo ( lixas por exemplo) em qualquer superfície do espelho.
Se optar por produtos de limpeza de vidro, prefira os neutros, que não contém amoníaco ou vinagre. Nunca borrife qualquer produto de limpeza diretamente no espelho. Em vez disso, aplique-o em um pano macio e limpe o espelho.
Remova as manchas superficiais ou as sujeiras residentes com palha de aço bem fina, não oleosa. Não use solventes, pois estes poderão atacar e danificar as bordas e revestimento traseiro do espelho.
Ao limpar o espelho, use sempre panos macios e isentos de poeira, para reduzir as chances de riscar sua superfície.
Fique atento para a secagem total de todas as juntas e bordas do espelho. Certifique-se de que nenhum resíduo de produtos de limpeza tenha permanecido em contato com a borda ou com o revestimento posterior do espelho.
Um ambiente ventilado inibe a condensação de umidade, que pode ser corrosiva e prejudicial à conservação do espelho.



ELIMINAÇÃO DE ODORES

TINTA
Para tirar o cheiro de tinta nova, põe-se dentro de cada cômodo uma vasilha com água com bastantes folhas de eucalipto, ou coloque um balde com água contendo 1 colher (sopa) de amônia e deixe durante a noite, refrescará o ar do quarto que está sendo pintado.
CHULÉ
Lavar os pés toda noite com água morna e em seguida esfregar álcool canforado (para preparar o álcool canforado dissolva 100g de cânfora pó em 1 litro de álcool neutro ou álcool de cereais).
Outra dica é passar semanalmente um pano umedecido em álcool absoluto no interior dos calçados.
CIGARRO
Um truque para tirar cheiro de cigarro de roupas é colocar algumas gotas de água de colonia misturadas na água de vaporização do ferro de passar. Um outro truque consiste em colocar aquelas roupas que estão cheirando a cigarro dentro balde ou banheira com água limpa e vinagre branco. Deixe por duas ou três horas.
Para retirar cheiro de cigarro de algum ambiente fechado é só colocar uma esponja embebida em vinagre atrás de algum móvel.
Ponha carvão ativado em pequenas vasilhas para retirar o odor da fumaça de cigarro.
Cheiro de cigarros pode ser rapidamente removido se você colocar um recipiente com vinagre no ambiente, de preferência em cima de algum móvel alto.
Essa dica elimina também cheiro de tinta fresca.
ROUPAS
Cheiro de suor ficar impregnado na roupa mesmo depois de lavada, lave a roupa como de costume e mergulhe a roupa numa solução de água com 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio.
Deixe a peça de molho por meia hora antes de lavar a roupa, depois deste tempo lave normalmente no último enxágüe.
Tecidos não sintéticos – basta colocar algumas gotas de limão numa panela com água e deixar ferver.
Quando a água estiver fervendo, tire a panela do fogo e coloque a roupa de molho por alguns minutos.
Tenha cuidado apenas com roupas de tecidos muito finos, porque esta dica poderá danificá-los e também com roupas coloridas, verifique se a cor é firme.


GELADEIRA E FREEZER

Depois de retirado todo o gelo, limpe com um pano limpo ligeiramente embebido em água com bicarbonato de sódio [uma colher (sopa) bem cheia em meio litro de água morna] e depois seque com um pano limpo.
Esta mesma solução pode ser utilizada para retirar qualquer cheiro forte que tenha ficado no plástico, mergulhe os vasilhames em água com bicarbonato de sódio, e deixe por vários minutos, depois lave normalmente com água.
Para eliminar odores na geladeira: Coloque num recipiente aberto, umas 3 colheres (sopa) de carvão ativo granulado; esse produto por ser poroso absorve com facilidade os odores indesejáveis.
Trocar com a freqüência de 1 a 3 meses.


BANHEIRO                       
Para limpeza geral de banheiros, escove as as superfícies com bicarbonato de sódio e água quente.
Lave o chão do banheiro e o vaso sanitário com uma mistura de água e amoníaco ou limpador multiuso.
( Uma mistura de 1/2 xícara de água sanitária, 1/4 xícara de vinagre branco, 1/4 xícara de bicarbonato de sódio e 5 1/2 litros de água morna também é um ótimo produto para lavar o chão).
Banheiros, banheiras, lavabos, pias e ralos. É recomendável despejar freqüentemente um pouco da solução preparada com 1 parte de hipoclorito de sódio para 5 partes de água, deixar agir por 15 minutos.
Para limpar torneira e acessórios cromados do banheiro.
Economize tempo e dinheiro usando um pano embebido em querosene para remover a nata do sabão rapidamente, e o odor do querosene desaparecerá em pouco tempo.




BOX

Para conservar a beleza do seu box, mantenha-o sempre limpo e seco, seguindo as instruções abaixo:
Não use produtos abrasivos, como lixa, palha de aço, etc;
Não use ácidos;
Não use facas ou objetos potiagudos para retirar as etiquetas;
Use somente água, sabão ou detergente neutro ou produtos específicos para limpeza de vidro;
A permanência de gotas de água após o banho pode, eventualmente, provocar manchas d'água;
Portanto remova-as mantendo o box seco e limpo.
Se você já possui as manchas no seu vidro você pode tentar a seguinte dica de limpeza:
- Passe água quente no seu box e em seguida uma esponja macia embebida com vinagre branco.
Use um pano que não solte fiapos ou papel do tipo absorvente ou jornal amassado.
Em seguida seque bem o vidro.
Caso não obtenha sucesso procure por uma vidracaria que trabalhe com box e faça manutenção de vidros.
Eles usam produtos químicos mais abrasivos que removem estas manchas.







LIMPEZA DE ARMÁRIOS

Pelo menos duas vezes por ano esvazie o maleiro e o guarda-roupa.
Limpe as paredes laterais e as portas internas com um pano úmido.
Deixe o móvel vazio e aberto por algumas horas, abra as janelas do cômodo .
Certifique-se de que o interior está bem seco, recoloque a roupa no lugar.

(Traças)
A naftalina, ao contrário do que se pensa, não mata as traças, apenas repele.
Deve ser usada com cautela, pelas pessoas alérgicas, pois naftalina pode causar irritações na pele e nas vias aéreas.
Pedrinhas de cânfora podem ser usadas com a vantagem de terem um cheiro mais agradável.
Também podem ser usadas folhas de louro, erva-de-santa-maria ou pimenta em grão.



TIRAR ENCARDIDOS E LIMOS
a) LIMPEZA DE PISOS E AZULEJOS:
Misture de:½ xícara (chá) de vinagre branco, 1/4 de xícara (chá) de bicarbonato de sódio, ½ de amônia em um litro de água.

Misturar bem e passar com uma esponja nos azulejos e pisos sujos ou encardidos.
Deixar agir por uns 10 minutos e depois lave normalmente com água e sabão.

b) TIRAR LIMO:
Depósitos de limo tendem a se acumular em volta das torneiras e das pias.
Para remove-los, esfregue vigorosamente com uma metade de um limão até que a mancha se desfaça por completo.





PANELA DE AÇO INOX

Para retirar manchas o ideal é encher a panela com água quente e suco de um limão espremido, pode ser utilizado também, duas colheres de vinagre branco de maçã.Ou então, corte um limão ao meio e esfregue a polpa do limão por alguns minutos sobre a mancha. Enxague e depois seque.
Se a mancha persisitir adquira no supermercado uma pasta para polir aço inox.
Para clarear e eliminar fundos queimados o ideal é colocar água
até a metade da panela com bastante bicarbonato de sódio e deixar ferver em fogo brando até clarear (pode ser utilizado ao invés do bicarbonato de sódio, sal de cozinha ou vinagre). A utilizar sempre fogo brando. Lavar com esponja macia e detergente neutro.
Nunca arear (utilizar palha de aço, esponja dura ou sapóleo).
O ideal é, sendo possível, lavar ou enxaguar com
água quente e secar imediatamente.